terça-feira, 7 de abril de 2020

Desenho Técnico - Aula 13.1 - Vista explodida em blocos

Uma vista explodida, também chamada de perspectiva explodida, é um diagrama, imagem ou desenho técnico, que mostra uma relação ou sequência de montagem de diversas peças de um conjunto de algo manufaturado.

Mostram-se os componentes de um objeto ligeiramente separados por uma distância, ou suspensos no espaço circundante, no caso de um desenho tridimensional, sendo isso a vista explodida. O objeto é representado como se tivesse havido uma pequena “ explosão” controlada com suas partes como que emanando do centro do objeto. Essas partes do objeto ficam separadas por distância semelhantes de seus locais originais (depois da montagem).

A vista explodida é usada em catálogos de partes, montagem, manutenção e em outras instruções técnicas. As perspectivas explodidas de conjuntos servem também para atender àqueles que não têm o domínio da leitura das vistas ortográficas normais. Como norma, os componentes representados deverão ser dispostos segundo a ordem de montagem.

Note que neste caso, a vista explodida ocorre em blocos, ou subconjuntos. Isso permite que a distribuição das peças caiba no formato de papel, além disso, facilita a compreensão para quem visualiza esta perspectiva de montagem das peças.

O desenho da figura 01 representa a Vista Explodida do Subconjunto de um redutor. Esse desenho contém uma quantidade considerável de informações, por exemplo, sequência de montagem, quantidade de cada tipo de peça e descrição. Pode-se observar, pela sequência da montagem, que no Eixo da Transmissão (Peça nº 32) vai montada uma chaveta DIN 6885-A 4 x 4 x 12,  em uma das extremidades desse eixo vai montado o espaçador (Peça nº 62), e na outra a engrenagem do eixo engrena com a cremalheira (Peça nº 23) dentro da guia da cremalheira (Peça nº 24). 

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário