segunda-feira, 13 de abril de 2020

Desenho Técnico - Aula 14 - Símbolos básicos de soldagem

Tabela 01 - Símbolos básicos de soldagem
SÍMBOLOS BÁSICOS DE SOLDAGEM
Para unir peças, podemos usar parafusos, rebites, pregos e até mesmo cola, mas também podemos usar a soldagem.  Ela é muito utilizada porque, além de ser uma união definitiva entre as peças, quando bem realizada tende a deixar a região da solda tão resistente quanto o resto do material.
Dentre os processos de fabricação, um dos mais utilizados é o processo de soldagem. Simplificando, esse processo consiste na união de duas peças metálicas, pela adição de calor e fusão do material, seja ele material de base ou material de adição (eletrodo, vareta ou arame). Nos desenhos técnicos, para especificar qual processo de soldagem deve ser utilizado, e seus parâmetros, é utilizada a simbologia de soldagem.
Veja a seguir, na tabela, os símbolos básicos de soldagem e sua localização, de acordo com a norma AWS A2.4:2012. A sigla AWS significa American Welding Society, ou Sociedade Americana de Soldagem.
Para encontrar o símbolo mais adequado para utilização, devemos: primeiro, procurar na coluna “Solda” o tipo de solda que vamos empregar; depois, procurar na primeira linha “Localização” como será feita a solda. No cruzamento estará o símbolo a ser usado.
Os símbolos de soldagem podem conter várias informações sobre a solda: dimensões do cordão de solda e o tipo de solda que a ser utilizado.
A solda a ponto é representada por um círculo, já a solda em ângulo é representada por um triângulo.
Se o símbolo estiver do lado de cima da linha, o cordão de solda é depositado do lado oposto ao ponto de indicação da seta; se o símbolo estiver do lado de baixo da linha, o cordão de solda é depositado do mesmo lado ao ponto de indicação da seta. Se o símbolo estiver em cima e embaixo, o cordão de solda deve ser depositado em ambos os lados.
O símbolo de soldagem pode conter várias informações sobre a solda que ajudam muito os executores do trabalho.
Figura 01 - Soldas A, B e C.
Uma solda em ângulo, por exemplo, recebe como símbolo um triângulo. Se a seta aponta para o local da solda, esse triângulo vai na parte de baixo da linha de referência; se a seta aponta para o outro lado, o triângulo vai na parte de cima da linha. Se a solda é nos dois lados da peça, usa-se um triângulo abaixo e acima da linha. Na cauda do símbolo podemos colocar o processo de soldagem a ser usado.
Observe na figura 01 que no desenho A temos duas soldas ao longo do comprimento da peça. O desenho B nos mostra que as pernas da solda são diferentes: uma tem 10 mm (vertical) e a outra 15 mm (horizontal). Então, o símbolo a ser usado é o mostrado no desenho C. Note que, como se coloca solda nos dois lados da peça, o triângulo é duplo.
Figura 02 - Solda MIG
Agora veja outro exemplo na figura 02 onde se deve unir duas chapas com comprimento de 70 mm, usando um cordão de solda pelo processo MIG que terá 5 mm de largura, mas que, ao invés de se aplicar a toda a largura da peça, somente terá um comprimento de 40 mm. Na figura a seguir, o desenho superior mostra a região da solda. O desenho inferior mostra o símbolo adequado para esta situação.
O tipo de solda MIG é um processo em que o arco elétrico, é aplicado por meio de uma peça e um nome de alumínio ou liga de alumínio, que combina como funções de eletrodo e metal de adição, em uma atmosfera de gás inerte.
Figura 03 - Solda SMAW
Existem alguns processos de soldagem, dentre os quais os mais utilizados são: Eletrodo Revestido (SMAW), Soldagem por Arco Elétrico com Gás de Proteção (GMAW), mais conhecida como Soldagem MIG/MAG (Metal inert Gas/ Metal Active Gas) e TIG (Tungsten Inert Gas). Quando aplicamos uma simbologia de soldagem em um desenho, pode-se incluir também a informação de qual processo de soldagem deve ser utilizado.
Na figura 03, sobre a simbologia de soldagem abaixo pode-se afirmar que o processo de soldagem indicado é o Eletrodo Revestido e a largura do cordão de solda é 5 milímetros e o comprimento do cardão de solda é 50 milímetros.
 
Projeto de base para usinagem e solda está disponível em: 22_04_06 Base para usinagem e solda.
 
Para trabalhar bem com desenhos que tenham símbolos de solda, você deve ter em mãos a norma AWS e praticar bastante!

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário