segunda-feira, 6 de abril de 2020

Desenho Técnico - Aula 13 - Vista explodida

Para fabricação de itens com muitos componentes, é comum que os fabricantes estabeleçam procedimentos, métodos e dispositivos para facilitar a etapa de montagem, mas é essencial, nesta etapa, o uso de um desenho técnico de montagem, em vista explodida. 

VISTA EXPLODIDA
Existem vários tipos de desenhos de conjuntos, mas o que melhor mostra a montagem de um conjunto de peças ou componentes é a vista explodida, também conhecida como perspectiva explodida. 

Neste tipo de representação, as peças são mostradas de forma tridimensional e posicionadas na forma de montagem. Este tipo de vista é empregado em catálogos de máquinas, para montagem de equipamentos, para manutenção e outros tipos de instruções técnicas. 

Na figura 02, de uma vista explodida, é possível notar que se movimentarmos as peças segundo o eixo indicado, teremos a montagem do cilindro. Aliás, esta é a ideia deste tipo de vista: mostrar como as peças se encaixam e sua ordem. Em conjuntos mais simples como este, todas as peças são alinhadas na mesma direção.

Em conjuntos mais complexos, são necessários vários eixos em diferentes direções, como pode ser visto na figura a seguir, de uma rebitadeira manual. 

Observe, na figura 03 que o conjunto das peças 10, 11 e 12 vai ser montado no alto da peça 9. E as peças 19 e 20 são montadas na mesma peça 9, mas em um ponto mais abaixo.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

2 comentários: