Figura 01 - Perspectiva isométrica e peça. |
A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele é visto pelo olho humano, pois transmite a ideia de três dimensões: comprimento, largura e altura. O desenho, para transmitir essa mesma ideia, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a ideia de profundidade e relevo.
A perspectiva é um recurso gráfico usado também para representar, de forma tridimensional, cenas e objetos do dia a dia. Esta técnica consegue atribuir a um desenho características como volume e profundidade.
Quando utilizamos a perspectiva em desenho mecânico, o objetivo é fazer com que o observador entenda o modelo, para que tenha uma ideia mais próxima do objeto real. Veja as figuras a seguir e compare o desenho feito em perspectiva e a peça real ao seu lado na figura 01.
Ela pode ser feita de várias maneiras, com resultados diferentes, que se assemelham mais ou menos à visão humana.
Perspectiva isométrica é o processo de representação tridimensional em que objeto se situa num sistema de três eixos coordenados (X, Y, Z). Estes eixos, quando em perspectiva, fazem entre si ângulos de 120°.
Por razões práticas costuma-se utilizar, na construção das perspectivas, o prolongamento dos eixos X e Y a partir do ponto O, no sentido contrário, formando ângulos de 30° com a horizontal, enquanto o eixo Z (vertical) permanece inalterado.
Na perspectiva Isométrica existe proporcionalidade entre as partes do desenho, o que faz com que o grau de distorção visual seja menor.
Para auxiliar na elaboração de um desenho de uma vista isométrica, pode-se utilizar o papel reticulado com malha isométrica.
A malha isométrica é um artifício de desenho cuja finalidade é possibilitar a produção de rascunhos gráficos muito próximos da perspectiva isométrica precisa (feita com instrumentos).
Acompanhe a construção da perspectiva isométrica do seguinte objeto, feita passo a passo:
1 - Traçar os eixos isométricos com o uso dos instrumentos;
Acompanhe a construção da perspectiva isométrica do seguinte objeto, feita passo a passo:
1 - Traçar os eixos isométricos com o uso dos instrumentos;
2 - Usar os eixos isométricos para marcação das dimensões gerais do objeto (comprimento, largura e altura);
3 - Por meio de retas paralelas aos eixos (traçadas com os esquadros apoiados na régua paralela) fechar volume do objeto;
4 - Usar os eixos isométricos para marcação das dimensões parciais do objeto;
5 - Por meio de retas paralelas aos eixos completar o volume do objeto;
6 - Reforçar os traços que formam as arestas do objeto de forma que as linhas construtivas fiquem em segundo plano.
Assim, com a combinação e auxílio de instrumentos de desenho, como régua, esquadros e compasso, podemos representar os diversos tipos de objetos em perspectiva com muita facilidade. Confira de que forma assistindo ao vídeo acima.
Há diversas folhas de desenho com margem, legenda e linhas reticulada no tamanho A2, A3, e A4 para uso em aulas nos links: 10_03_01 Folha A4 com margem, legenda e reticulado; 22_03_01 Folha A4 com margem, legenda e linhas isométricas ; para utilização nas aulas de desenho de perspectiva isométrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário