terça-feira, 24 de março de 2020

Desenho Técnico - Aula 11.1 - Supressão de vistas


Em uma peça pode haver tantos detalhes, que um desenho apenas com a vista frontal não seria suficiente para mostrar e possibilitar a fabricação da peça por completo, a exemplo da bomba que vemos na imagem. Observe que somente uma vista não é o suficiente para representar todos os seus detalhes.
Então, muitas vezes são necessárias muitas vistas e um desenho em formato muito grande, para que todas as vistas com detalhes e informações da peça sejam transmitidas.
Quando vamos criar um desenho mecânico, o mais importante é que as informações estejam claras e objetivas e que a pessoa que vai usar o desenho para fabricar, ou consultar, encontre todas as informações de forma prática. 
Normalmente, a vista mais importante de uma peça é usada como vista frontal ou principal no desenho técnico. Ela quase sempre é a que possui maior superfície ou a que representa a peça em sua posição de utilização. Também é bastante comum empregar as vistas superior e lateral esquerda para representarem todas as características de uma peça.
Para dar suporte e regulamentar a elaboração de desenhos técnicos, existem normas que definem regras para que as informações sejam confeccionadas com clareza.  
A norma ABNT NBR 10067/1995 trata dos princípios gerais de representação em desenho técnico, e traz no tópico 4.4.2 Outras Vistas, a informação de que devemos usar o mínimo de vistas possíveis, para representar algo.
Vamos acompanhar, com base nessa norma, como realizar representações em projeções ortogonais utilizando supressão de vistas, vistas auxiliares e desenho ampliado.

SUPRESSÃO DE VISTAS
Supressão de vistas pode ocorrer quando uma vista está repetida devido à simetria, como ocorre, por exemplo, em peças cilíndricas ou quando a vista não é necessária para a compreensão do desenho técnico.
Observe uma peça em perspectiva isométrica. 
Agora, observe essa peça representada com as vistas para atender à norma NBR 10067/1995, devemos suprimir algumas vistas. A norma sugere que as vistas com linhas tracejadas devem ser evitadas. Desta forma, observe que todas elas foram retiradas do desenho seguinte:
Nesta mesma norma, no tópico 4.6.1 Vista Fora de Posição, é apresentada a possibilidade de alterar o posicionamento das projeções para melhorar a apresentação do desenho. Para isso, basta identificar com uma seta a vista que teve sua posição modificada. Veja a seguir como ficou a representação desta peça.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário