segunda-feira, 23 de março de 2020

Desenho Técnico - Aula 11 - Projeção ortogonal e construção de vistas

Figura 01 - Simbolo para projeção no primeiro diedro.
A representação de peças em perspectiva nem sempre é suficientemente clara em todos os detalhes para a fabricação do objeto. Nesses casos então tem que ser representada de forma diferente: “a Projeção Ortogonal”.
Existem quatro diedros. Eles são classificados como primeiro, segundo, terceiro e quarto diedro, sendo que cada um transmite projeções ortográficas de formas diferentes. A projeção no primeiro diedro é o mais comum no Brasil.
Um desenho em primeiro diedro deve especificar em sua legenda o símbolo adequado para esse método de projeção conforme figura 01.

As projeções feitas em qualquer plano do 1º diedro seguem um princípio básico que determina que o objeto a ser representado deverá estar entre o observador e o plano de projeção.
Figura 02 - Projeções no primeiro diedro.
A projeção que aparece no plano 1 (Plano vertical de origem do 1º diedro) é sempre chamada de vista de frente. Em relação à posição da vista de frente, aplicando o princípio básico do 1º diedro, nos outros planos de projeção resultam nas seguintes vistas:

  • Plano 1 – Vista Frontal – mostra a projeção frontal do objeto.
  • Plano 2 – Vista Superior – mostra a projeção do objeto visto por cima.
  • Plano 3 – Vista Lateral Esquerda – mostra o objeto visto pelo lado esquerdo.
  • Plano 4 – Vista Lateral Direita – mostra o objeto visto pelo lado direito.
  • Plano 5 – Vista Inferior – mostra o objeto sendo visto pelo lado de baixo.
  • Plano 6 – Vista Posterior – mostra o objeto sendo visto por trás.

Figura 03 - Objeto e projeções
Normalmente, a vista mais importante de uma peça é usada como vista frontal ou principal no desenho técnico. Ela quase sempre é a que possui maior superfície ou a que representa a peça em sua posição de utilização. Também é bastante comum empregar as vistas superior e lateral esquerda para representarem todas as características de uma peça.

Na Projeção Ortogonal (do grego ortho = reto + gonal = ângulo), os raios projetantes são perpendiculares ao plano de projeção e atingem o plano de projeção formando a projeção resultante.
Para a perfeita representação do objeto são normalmente utilizadas três vistas ortográfica, que geralmente garantem a representação do objeto, estas três vistas são denominadas: VF - Vista frontal, VLE - vista lateral esquerda e VS - vista superior.
Figura 04 - Projeçoes.
Como os raios projetantes, em relação ao plano de projeção, são paralelos e perpendiculares, a projeção resultante representa a forma e a verdadeira grandeza do retângulo projetado.
As arestas resultantes das interseções de superfícies são representadas por linhas. 
Como os sólidos são constituídos de várias superfícies, as projeções ortogonais são utilizadas para representar as formas tridimensionais através de figuras planas.
O objeto deve ser colocado de tal forma que sua vista principal passe a ser a vista frontal.

A figura 03 mostra um objeto suspenso no espaço cujas sombras são projetadas em três planos posicionados como se fosse o canto formado por duas paredes e o chão.
A figura 04 mostra a mesma projeção como se os planos fossem colocados um ao lado do outro.
Na projeção do 1º diedro, uma vista frontal fica no centro; uma vista superior fica abaixo da vista frontal; uma vista lateral esquerda fica à direita da vista frontal; uma vista lateral direita fica à esquerda da vista frontal; e vista inferior fica acima da vista frontal e vista posterior fica à direita da vista lateral esquerda.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário