quarta-feira, 25 de março de 2020

Desenho Técnico - Aula 11.2 - Vistas auxiliares

A norma ABNT NBR 10067/1995 trata dos princípios gerais de representação em desenho técnico, e traz no tópico 4.4.2 Outras Vistas, a informação de que devemos usar o mínimo de vistas possíveis, para representar algo. Vamos acompanhar, com base nessa norma, como realizar representações em projeções ortogonais utilizando supressão de vistas, vistas auxiliares e desenho ampliado.

VISTAS AUXILIARES
Quando temos em uma peça, detalhes que não são bem representados em nenhuma das vistas convencionais, utilizamos o recurso das vistas auxiliares, que é uma vista feita no plano do detalhe da peça para melhor demonstrá-lo. 
Nesta peça que tem um formato oblíquo, a representação do detalhe da peça nas projeções ortogonais normais não ficaria clara, pois parte da peça iria se sobrepor a outras partes da peça.  Observe uma sugestão de vista auxiliar, para melhorar o detalhamento desta peça na figura 01. Com a projeção de um plano auxiliar, o detalhe que se faz necessário pode ser visto de forma simples. Nessa vista auxiliar o detalhe da peça não aparece totalmente pois na norma NBR 10067/1995, no tópico 4.6.2 Vistas Auxiliar, deixa bem claro que a vista do plano auxiliar pode ser representada de forma parcial para melhorar a interpretação.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário